Translate

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cap San Nicolas

Segue imagens do navio porta-contêiner Cap San Nicolas, suspendendo de Santos em sua primeira escala em 21/07/2013, após atracar no Tecon 3 operado pela Santos Brasil para 300 movimentos de embarque, 3.377 movimentos de desembarque e 88 remoções. Procedente de Singapura, atracou dia 19/07/2013 por volta das 01:30h e posteriormente seguiu com destino a Montevidéu (Uruguai).

É o primeiro de uma classe de dez navios, construídos pelo estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries Co., Ltd. (HHI) em Ulsan, encomendados pelo armador alemão Hamburg Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft KG, composto pelos seguintes navios:


IMO 9622203 – Cap San Nicolas
IMO 9622215 – Cap San Marco
IMO 9622227 – Cap San Lorenzo
IMO 9622239 – Cap San Augustin
IMO 9622241 – Cap San Antonio
IMO 9622253 – Cap San Raphael
IMO 9633939 – Cap San Artemissio
IMO 9633941 – Cap San Maleas
IMO 9633953 – Cap San Sounio
IMO 9633965 – Cap San Tainaro


Curiosamente já existiu outro navio com o mesmo nome entre 2001 e 2012 quando escalava Santos frequentemente e era de propriedade da Hamburg Süd. Em outubro/2011 foi vendido para o armador grego Tsakos Columbia Shipmanagement (TCM) SA – Atenas (Grécia) no valor de US$ 33,5 mi, porém continua sendo operado pela Hamburg Süd. Sua última escala em Santos foi em 06/01/2012 no Tecon 3.

Em 23/10/2012 foi renomeado Cap Trafalgar, atual nome.


Antigo Cap San Nicolas, atual Cap Trafalgar…



Novo Cap San Nicolas...


















Nome: Cap San Nicolas
IMO: 9622203
Indicativo: LXCP
Ano de Construção: 2013
Construtor: Hyundai Heavy Industries Co., Ltd. (HHI) – Ulsan, Coreia do Sul
Armador: Columbus Shipmanagement GmbH – Hamburgo, Alemanha
Afretador: Hamburg Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft KG – Hamburgo, Alemanha
LOA: 333,20 m
Boca: 48,20 m
Calado: 14 m
Arqueação Bruta (GT): 118.938 t
Porte Bruto (DWT): 124.458 t
Capacidade: 11.503 TEU
Tomadas Reefer: 2.100
Porto de Registro: Luxemburgo
Bandeira: Luxemburgo


Atualmente é o detentor dos seguintes recordes:

  • Maior navio porta-contêiner em capacidade a escalar em Santos com 11.503 TEU, superando do navio Valor com 8.827 TEU em 10/07/2013;
  • Maior navio a movimentar em uma única escala: Total de 3.577 movimentos em um período aproximado de 48 horas, superando o navio Maersk Lanco com total de 3.009 movimentos em um período aproximado de 40 horas cuja escala foi em 30/06/2013;
  • Maior navio em tomadas reefer do mundo: 2.100 plugs, superando os 1.700 da classe Sammax Batch II da Maersk (Maersk Lota, Maersk Leon, Maersk Laberinto, Maersk Lins, Maersk Londrina, Maersk Lamanai e Maersk Labrea).

Fotos:
Silvio Roberto Smera - http://PBase.com/smera
Henrique Ferrinho